Colóquio de Lógica

O Colóquio de Lógica, organizado pela Sociedade Portuguesa de Lógica SPL, visa promover a investigação e o conhecimento nesta área, desde a lógica matemática até à lógica filosófica assim como lógica para a inteligência artificial e a teoria da computação, através de uma série de palestras mensais.  As palestras do Colóquio de Lógica serão realizadas de forma híbrida. Em 2022/2023 têm lugar na sala 3.10 do Departamento de Matemática do Técnico ULisboa e através de sessão Zoom. Os próximos oradores são os seguintes:

  • Walter A. Carnielli (UNICAMP, Brasil), “Título a anunciar”, 15 fevereiro 2023, 17:30
    • Resumo: A publicar em breve. Esta palestra será transmitida apenas através de sessão Zoom.


Informação sobre o Colóquio de Lógica também está disponível na página dos seminários do Departamento do Matemática do IST, em particular na página Colóquio de Lógica onde se encontram alguns Vídeos do Colóquio de Lógica.

Palestras anteriores

  • António Zilhão (Letras ULisboa), “Conceito e Lógica em Frege”, 27 de outubro de 2022, 16:30
    Resumo Gottlob Frege (1848-1925) é conhecido nos meios lógico-filosóficos sobretudo por ter protagonizado três feitos, todos eles notáveis: ter introduzido na Lógica moderna uma teoria formal da quantificação; ter concebido um sofisticado programa logicista no âmbito da Filosofia da Matemática; e ter desenvolvido um género de investigação com um forte conteúdo semântico que inspirou (de um modo algo equívoco, há que dizê-lo) o advento do chamado linguistic turn, operado pela Filosofia Analítica na segunda metade do século XX. Há, todavia, um outro feito igualmente notável protagonizado por Frege no âmbito do seu trabalho, mas que costuma ser bastante menos mencionado do que os anteriores: ter proposto uma visão inteiramente nova do conceito. Na realidade, este último feito não só não é menos relevante do que os anteriores como se encontra, para o bem e para o mal, subjacente aos mesmos. Nesta comunicação, irei tentar justificar esta tese, salientando a novidade e a originalidade do tratamento fregeano do conceito, bem assim como o seu alcance lógico-filosófico.
  • Olga Pombo (Ciências ULisboa), “O Lugar de Leibniz na História da Lógica”, 15 de novembro de 2022, 17:30
    Resumo Leibniz é universalmente reconhecido como um dos mais importantes precursores da lógica moderna. Procuraremos percorrer os grandes temas do pensamento lógico de Leibniz, apurar o sentido de que eles se revestem face aos desenvolvimentos científicos e filosóficos que lhes servem de fundo (nomeadamente, no que se refere às dificuldades da lógica formal tradicional, ao intuicionismo dogmático de Descartes e à exemplaridade da matemática). Procuraremos ainda sinalizar a especificidade dos projectos leibnizianos da Mathesis Universalis e de uma extensão máxima da ideia de lógica enquanto Generalissima Ars Cogitandi, identificar os fundamentos do seu projecto de uma lógica formalizada, algorítmica e mecanizável e, finalmente, discutir as potencialidades e os limites dos esforços e realizações de Leibniz no campo da construção de uma linguagem simbólica geral, categórica, completa e universal. Teremos ainda oportunidade de salientar de que modo a concepção cognitiva da linguagem de Leibniz faz dele um pioneiro da teoria da computação.