The Colloquium of Logic is organized by the Portuguese Society of Logic and aims to promote the research and knowledge in this field, from mathematical logic to philosophical logic as well as logic for artificial intelligence and theoretical computer science. The talks of the Colloquium of Logic will be held in a hybrid way. In 2022/2023 the talks will take place at the Mathematics Department of Técnico ULisboa, room 3.10, and virtually on Zoom. The next speakers are:
- To be announced
Previous talks
- Walter A. Carnielli (Department of Philosophy and CLE – UNICAMP, Brazil), “A engenharia e a matemática são humanas, assim como as humanidades devem ser engenhos: juntando o que não deveria ser separado”, 27th February 2023, 17:30
Abstract (in Portuguese)
As raízes históricas da divisão entre engenharia, matemática e ciências naturais, por um lado, e ciências humanas e artes, por outro, remontam ao período Renascentista e Iluminista, com herança da divisão entre o Quadrivium, com aritmética, geometria, música e astronomia, e o Trivium, enfatizando as humanidades. O interesse em classificar e organizar o conhecimento levou à divisão entre diferentes campos e disciplinas. As ciências naturais e a matemática foram vistas como objetivas e baseadas em princípios universais, enquanto as ciências humanas e as artes foram vistas como subjetivas e baseadas em opiniões e interpretações pessoais. Mas isso tudo está mudando com velocidade espantosa, como comprovam o Metaverso, o GPT3, e o ChatGPT, e o Unreal Engine, a avançadíssima ferramenta de cinema e criação 3D em tempo real para experiências imersivas e desenvolvimento para novos produtos comerciais. Os engenheiros deveriam se debruçar em conhecimentos e insights das artes, literatura e produção de filmes para criar produtos e sistemas mais atraentes e fáceis de usar. Por exemplo, entender técnicas de narrativa ([4]) pode influenciar o design de jogos eletrônicos e interfaces de usuário. Da mesma forma, conhecimentos de psicologia e sociologia humana podem ajudar a criar produtos e sistemas mais úteis e benéficos ([3]). Por outro lado, os filósofos e cientistas humanos podem se beneficiar prestando atenção à engenharia e à matemática ([1]), ganhando uma melhor compreensão das tecnologias e sistemas que moldam nossas vidas. Alguns autores já se referem à teoria do processo dual, combinando o pensamento intuitivo, que é pensamento associativo, automático, paralelo e subconsciente, e pensamento deliberativo, que é baseado em regras, serial e consciente, como o que propõe o programa de Lógica Computacional ([2]). Pretendo discutir estas ideias e alguns casos reais para ilustrar que para além das das questões práticas, o tema envolve tópicos de interesse filosófico e de metodologia.
[1] Walter Carnielli. How AI can be surprisingly dangerous for the philosophy of mathematics— and of science. Circumscribere, Vol. 27, 2021.
[2] Robert Kowalski. Computational Logic and Human Thinking: How to Be Artificially Intelligent Illustrated Edition. Cambridge University Press, 2011.
[3] P.N. Johnson-Laird, S. Khemlani e G. P. Goodwin. Logic, probability, and human reasoning. Trends in Cognitive Sciences 19(4) 2015, p. 201-214.
[4] Robert J. Shiller. Narrative Economics: How Stories Go Viral and Drive Major Economic Events. Princeton University Press, 2020. - António Zilhão (Letras ULisboa), “Conceito e Lógica em Frege”, 27th October 2022, 16:30
Abstract (in Portuguese)
Gottlob Frege (1848-1925) é conhecido nos meios lógico-filosóficos sobretudo por ter protagonizado três feitos, todos eles notáveis: ter introduzido na Lógica moderna uma teoria formal da quantificação; ter concebido um sofisticado programa logicista no âmbito da Filosofia da Matemática; e ter desenvolvido um género de investigação com um forte conteúdo semântico que inspirou (de um modo algo equívoco, há que dizê-lo) o advento do chamado linguistic turn, operado pela Filosofia Analítica na segunda metade do século XX. Há, todavia, um outro feito igualmente notável protagonizado por Frege no âmbito do seu trabalho, mas que costuma ser bastante menos mencionado do que os anteriores: ter proposto uma visão inteiramente nova do conceito. Na realidade, este último feito não só não é menos relevante do que os anteriores como se encontra, para o bem e para o mal, subjacente aos mesmos. Nesta comunicação, irei tentar justificar esta tese, salientando a novidade e a originalidade do tratamento fregeano do conceito, bem assim como o seu alcance lógico-filosófico. - Olga Pombo (Ciências ULisboa), “O Lugar de Leibniz na História da Lógica”, 15th November 2022, 17:30
Abstract (in Portuguese)
Leibniz é universalmente reconhecido como um dos mais importantes precursores da lógica moderna. Procuraremos percorrer os grandes temas do pensamento lógico de Leibniz, apurar o sentido de que eles se revestem face aos desenvolvimentos científicos e filosóficos que lhes servem de fundo (nomeadamente, no que se refere às dificuldades da lógica formal tradicional, ao intuicionismo dogmático de Descartes e à exemplaridade da matemática). Procuraremos ainda sinalizar a especificidade dos projectos leibnizianos da Mathesis Universalis e de uma extensão máxima da ideia de lógica enquanto Generalissima Ars Cogitandi, identificar os fundamentos do seu projecto de uma lógica formalizada, algorítmica e mecanizável e, finalmente, discutir as potencialidades e os limites dos esforços e realizações de Leibniz no campo da construção de uma linguagem simbólica geral, categórica, completa e universal. Teremos ainda oportunidade de salientar de que modo a concepção cognitiva da linguagem de Leibniz faz dele um pioneiro da teoria da computação.